Como as girafas do Facebook podem vender hamburguer

Juliana Reiss
Juliana Reiss


30 OUT 2013

A maioria dos usuários do Facebook já deve ter notado que nos últimos dias tem mais foto de girafa nos Feeds do que de foto de comida na hora do almoço! E o motivo de tudo isso é uma simples brincadeira:
“Eu tive que trocar minha foto do perfil pela foto de uma girafa. Eu tentei responder um desafio e errei. Você quer tentar o desafio da girafa? É assim: Eu dou pra você uma adivinhação. Se você acertar, manterá sua foto do perfil, mas se você errar terá que mudar sua foto por uma girafa por 3 dias. Quando for responder, responda só prá mim (inbox) pra não mostrar aos outros a resposta.
O desafio é o seguinte…: são 3 da manhã, a campainha toca e você acorda. Visitas inesperadas… São seus pais e eles estão lá para o café da manhã. Você tem geleia de morangos, mel, vinho, pão e queijos. Qual é a primeira coisa que você abre?
Lembre-se…. Escreva sua resposta inbox. Se você acertar eu coloco seu nome aqui, mas se você errar terá que mudar sua foto por uma girafa.”

E daí que muita gente errou a resposta e teve que trocar a sua foto do perfil por uma simpática girafa. E você? Sabe qual é a resposta? Eu sei, mas não vou contar. Até porque os pontos que vão ser mostrados aqui vão além da brincadeira.Vamos pra parte que interessa: dados! Pra começar, algo interessante é que a página criada pra divulgar essa charada começou no dia 26 de outubro e, hoje, 4 dias depois, já tem mais de 114 mil fãs! E até no Twitter as girafas foram parar, acredita?! Aqui no Brasil, o termo ‘girafa’ está em 6º lugar no Trending Topics.

blog-agencia-nbz-trending-topics-brasil-girafa

Outro fator interessante está no Google Trends. Desde que essa charada foi lançada, a busca pelo termo ‘giraffe’ aumentou drasticamente.

blog-agencia-nbz-google-trends-girafa

E o que nós, analistas de mídias sociais, podemos aprender com todos esses dados? Simples! Aproveitar o momento! Como assim? Tirar umas férias, curtir na praia…? Não, nada disso. Vou dar um exemplo prático: Giraffas! 3 dias depois de a brincadeira ter começado, os caras se manifestaram e aproveitaram a situação:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151668378082606.1073741828.159097782605&type=3

Parece óbvio, né?! Mas muita gente perde fácil, fácil oportunidades como essa, sabia?! E é aí que tá o nosso aprendizado: sempre, eu disse sempre, se preocupar com os dados! A gente já falou sobre isso aqui uma vez. Com eles em mãos, a gente pode direcionar direitinho uma campanha pra que ela tenha um resultado bem próximo do que o que a gente espera. E a chance do sucesso fica bem maior! E não é esse o nosso desejo a cada ação lançada?!

Precisa de ajuda? Fale com a gente