AMP Stories, o que é isso afinal?

Agência NBZ
Agência NBZ

Agência de desenvolvimento e estratégia digital


23 OUT 2019

Quem utiliza aplicativos mobile deve ter percebido que nos últimos anos o formato Stories ganhou enorme relevância. Lançado pelo Snapchat, o formato full screen na vertical que exibe fotos e vídeos curtos que são passados para os lados logo se tornou uma febre. E, com isso, muitos outros aplicativos decidiram lançar a sua versão, mudando de forma significativa a maneira que consumimos conteúdo online. Instagram, Facebook, WhatsApp, YouTube, Netflix, todos esses gigantes aderiram ao formato simples e dinâmico dos Stories. E, quem também aderiu ao formato foi a maior gigante de todas na área de internet: o Google com o seu AMP Stories.

Durante a AMP Conf ocorrida em 13 de fevereiro de 2018 na Holanda, o Google anunciou uma parceria com o Washington Post e a CNN para a implementação do seu AMP Stories, um modelo de stories desenvolvido pela empresa e que pode ser adicionado a sites e aplicativos e que, futuramente, aparecerá nos resultados de buscas. O objetivo é oferecer aos produtores de conteúdo uma nova maneira de contar histórias e impactar sua audiência. Aqui no Brasil, que está utilizando o formato com frequência é o UOL, para noticiar de forma resumida e rápida os principais assuntos do dia.

AMP Stories sendo utilizado na página principal do UOL - Agência NBZ Digital

AMP (Accelerated Mobile Pages)

A tecnologia AMP (Accelerated Mobile Pages) é uma iniciativa de código aberto do Google em parceria com outras grandes que tem como objetivo desenvolver soluções otimizadas para mobile, com carregamento mais simples e leve. Esse esforço é porque o Google sabe que, cada vez mais, o mobile é o principal ponto de acesso das pessoas à internet, e o onde as maiores oportunidades online habitam. Afinal, quem não está o tempo inteiro fuçando o celular?

 

AMP stories envolve as pessoas em experiências full-screen de carregamento rápido. Pode ser compartilhado e incorporado em sites sem se limitar e uma plataforma fechada, e oferece um conjunto de oportunidades para publicidade e produção de conteúdos focados em que atingirem o público com experiências imersivas. – Google

Uma definição resumida para AMP Stories

AMP Stories é uma tecnologia para exibição de conteúdo focado em mobile; que mescla vídeo, imagens e textos em formato full-screen vertical; com carregamento rápido e navegação com avanço por toque.

A partir da análise das possibilidades da tecnologia AMP Stories, nós da NBZ desenvolvemos a nossa solução Bolty, que permite o acesso de AMP Stories via códigos QR Code ou links, possibilitando uma nova experiência aumentada 🙂

Veja um exemplo de AMP Stories produzido na Bolty?